GNU Project (Português)
- O Projeto GNU foi lançado em 1984 para desenvolver o sistema operacional GNU, um sistema operacional completo semelhante ao Unix, que é software livre – software que respeita a sua liberdade. Os sistemas operacionais semelhantes a Unix são criados a partir de uma coleção de aplicativos, bibliotecas e ferramentas para desenvolvedores – além de um programa para alocar recursos e conversar com o hardware, conhecido como kernel. [...] A combinação de GNU e Linux é o sistema operacional GNU/Linux, agora usado por milhões e algumas vezes incorretamente chamado apenas de “Linux”. O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix!” ou, em português, “GNU Não é Unix!”.
O objetivo do Projeto GNU é produzir um sistema operacional totalmente livre. Enquanto o kernel do GNU não atingiu uma versão estável, o projeto resultou na criação de muitas ferramentas que alimentam a maioria das distribuições de sistemas operacionais semelhantes a Unix. O Arch Linux é uma distribuição desse tipo, usando o software GNU, como o gerenciador de boot GRUB, o shell Bash e vários outros utilitários e bibliotecas.
Contents
O sistema base
No final do processo de instalação, um sistema Arch é nada mais do que o Kernel Linux, a cadeia de ferramentas do GNU e algumas ferramentas de linha de comando. A instalação mínima normalmente contém todo o grupo base.
Kernel
Enquanto o Hurd, o kernel do GNU, está em desenvolvimento ativo, ainda não existe uma versão estável. Por esse motivo, o Arch e a maioria dos outros sistemas baseados em GNU usam o Kernel Linux. O projeto Arch Hurd Project visa portar o Arch Linux para o kernel Hurd.
Coleção de softwares
- GRUB — GRUB é um gerenciador de boot para o projeto GNU.
- glibc — glibc é a implementação do GNU da biblioteca C. Apesar de seu nome, ela também oferece suporte a C++ e outras linguagens indiretamente. Ela define as chamadas de sistema e outros recurso básicos como open, malloc, printf, exit.
- binutils — É uma coleção de ferramentas de binárias.
- bash — É um shell compatível com sh que incorpora recursos úteis do Korn shell (ksh) e do C shell (csh).
- coreutils — coreutils fornece os utilitários básicos de manipulação de arquivo, shell e texto do sistema operacional GNU.
- gzip — gzip é tanto um formato de arquivo quanto um aplicativo de software para compressão e descompressão.
- tar — It provides the ability to create or decompress tar archives, as well as various other kinds of manipulation.
Ferramentas de desenvolvimento
Embora não seja necessário, os usuários têm a opção de instalar o grupo base-devel para algumas ferramentas de desenvolvimento de software. Este grupo é um requisito para a compilação de pacotes a partir do Arch User Repository.
Entre base-devel estão vários membros do Conjunto de Ferramentas GNU, um "conjunto de ferramentas usadas de forma serial [...] para desenvolver aplicativos e sistemas operacionais ". Os principais componentes deste conjunto de ferramenta são:
compilação e construção: make
conjunto de compiladores: gcc
vinculador, montador e outras ferramentas: binutils
gerador de analisador: bison
processador de macro: m4
Sistema de Compilação GNU (autotools):
- configurar o código-fonte automaticamente: autoconf
- criar automaticamente Makefiles: automake
- scripts de suporte a bibliotecas: libtool
Outras ferramentas
Muitas outras ferramentas opcionais do GNU está disponíveis nos repositórios oficiais:
Ambiente desktop: GNOME
Gerenciador de janelas em tela cheia: GNU Screen
Gerenciador de partição: GNU Parted
Editor de imagens: GIMP
Planilhas: Gnumeric
Kit de ferramentas de widget: GTK+
Veja também
- Todos os pacotes GNU - Atuais projetos do GNU
- O Manifesto GNU
- Lista de pacotes GNU no Wikipédia