O comando estica automaticamente os valores do histograma da camada ativa. Para cada canal da camada ativa, ele encontra os valores minimos e máximos e os usa para esticar os hitogramas de vermelho, verde e azul até atingir a máxima taxa de contraste. As cores brilhantes se tornam mais brilhantes e as cores escuras se tornam mais escuras, o que aumenta o contraste. Esse comando produz um efeito próximo ao comando Normalizar, sendo que este funciona em cada canal de cor da camada individualmente. Geralmente, isso produz mudanças de cores na imagem, o que poderá produzir o resultado indesejado. O “esticar contraste” funciona em camadas de RGB, Tons de cinza e em imagens Indexadas. Use o “esticar contraste” apenas se você deseja remover uma cor indesejada da imagem sendo que no lugar dela deveria existir apenas um puro branco ou puro preto.
Esse comando é similar ao comando equilíbrio de branco, mas esse não rejeita nenhum dos pixels muito pretos ou brilhosos, então a cor branca aqui pode sair impura.
Esse comando pode ser acessado a partir do menu da janela de imagem → → .
Figura 16.140. Imagem original
A camada e seus histogramas vermelho, verde e azul antes do “esticar contraste”.
Figura 16.141. Imagem após o comando
A camada e seus histogramas vermelho, verde e azul após o “esticar contraste”. As colunas de pixel não chegam ao fim direito do histograma (255) por causa de alguns pixels muito brilhantes, diferente do “equilíbrio de branco”.
Esticar o histograma cria vazios entre as colunas de pixel, dando um visual listrado.