Reset lost root password (Português)
Jump to navigation
Jump to search
Este guia irá mostrar-lhe como redefinir uma senha de root esquecida. Vários métodos estão listados para ajudá-lo a realizar isso.
Atenção: Um invasor pode usar os métodos mencionados abaixo para entrar em seu sistema. Não importa o quão seguro o sistema operacional seja ou como as senhas são boas, ter acesso físico equivale a carregar um sistema operacional alternativo e expor seus dados, a menos que você use criptografia de disco.
Usando um LiveCD
Com um LiveCD, alguns métodos estão disponíveis: alterar a raiz e usar o comando passwd, ou apagar a entrada do campo da senha diretamente editando o arquivo de senha. Qualquer LiveCD compatível com Linux pode ser usado, embora para mudar de raiz deve corresponder ao tipo de arquitetura instalada. Aqui, descrevemos apenas como redefinir sua senha com chroot, uma vez que a edição manual do arquivo de senha é significativamente mais arriscada.
Alterando a raiz
- Inicie o LiveCD e monte a partição raiz de seu sistema principal.
- Use o comando
passwd --root PONTO_DE_MONTAGEM NOME_USUÁRIOpara definir a nova senha (você não será perguntado sobre a anterior). - Desmonte a partição raiz.
- Reinicie e insira sua nova senha. Se você não conseguir lembrar dela, vá para o passo 1.
Usando GRUB para chamar bash
- Selecione uma entrada de inicialização adequada no menu do GRUB e pressione
epara editar a linha. - Selecione a linha de kernel e pressione
enovamente para editá-la. - Acrescente
init=/bin/bashao final da linha. - Pressione
Ctrl-Xpara inicializar (essa alterações é apenas temporária e não será salva em seu menu.lst). Após a incialização, você estará em um prompt do bash. - Seus sistema de arquivos raiz está montado como somente leitura agora, então remonte-o como leitura/escrita executando
mount -n -o remount,rw /. - Use o comando
passwdpara criar uma nova senha de root. - Reinicialize digitando
reboot -fe não perca sua senha novamente!
Nota: Alguns teclados podem não ser carregados corretamente pelo sistema init com este método e você não poderá digitar nada no prompt do bash. Se for esse o caso, você terá que usar outro método.
Veja também
- Esse guia para um exemplo.